Grupo de Leitura Calibã e a Bruxa com Profa. Dra. Marcia Tiburi

“Calibã e a bruxa” é uma pesquisa histórica da pensadora feminista Silvia Federici na qual ela analisa a passagem do capitalismo para o feudalismo levando em conta uma história apagada, a saber, a história das bruxas, as mulheres demonizadas num projeto de poder patriarcapitalista que ainda não foi suficientemente compreendido. Percebendo a relação entre a demonização das mulheres, o advento da colonização das Américas e o surgimento da ideologia cientificista, Federici nos leva a olhar ainda mais profundamente para o horror naturalizado na sociedade patriarcal.

O objetivo do Grupo de Leitura Calibã e a Bruxa com a Profa Dra Marcia Tiburi é aprofundar nosso entendimento sobre o patriarcapitalismo e sua relação com a opressão das mulheres ao longo dos séculos.

Durante quatro semanas, você terá a oportunidade de se juntar a uma comunidade de aprendizado apaixonada, explorar ideias provocativas e expandir seus horizontes intelectuais. A Professora Marcia Tiburi guiará nossas discussões, oferecendo insights valiosos ao longo do caminho.

Datas:

Terças-feiras, dias 21 e 28 de novembro e 05 e 12 de dezembro de 2023.

Horário:

Das 19h às 20h30 (fuso de Brasília).

Plataforma:

Google Meet (quem não puder acompanhar todos os encontros ao vivo ou precisar de mais tempo para completar a leitura, poderá acessar as gravações dos encontros até março de 2024).

Pré-requisitos: não há.

Professora

Professora na Universidade Paris 8, na França, Marcia Tiburi é autora dos livros Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual (Record, 2014), Feminismo em Comum (Rosa dos Tempos, 2018), Complexo de Vira-LataAnálise da humilhação brasileira (Civilização Brasileira, 2021), entre diversos outros títulos. Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) com ênfase em Filosofia Contemporânea e fez pós-doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP.