Grupo de Leitura Filosofia Feminista com Profa. Dra. Marcia Tiburi

Objetivo: Promover uma oportunidade única de imersão nos textos filosóficos feministas, visando compreender sua importância na construção do pensamento crítico e da ação transformadora, unindo teoria e prática de forma integral.

Obras estudadas: “Memórias de Uma Moça Bem Comportada” (Simone de Beauvoir), “A reivindicação de Antígona – O parentesco entre a vida e a morte” (Judith Butler), “Dororidade” (Vilma Piedade) e “Ch’ixinakax utxiwa – Uma reflexão sobre práticas e discursos descolonizadores” (Silvia Cusicanqui).

Duração: Oito encontros quinzenais, aos sábados, a partir de 12 de agosto de 2023, das 9h30 às 11h (BRT), via Google Meet.

Quem não puder acompanhar todos os encontros ao vivo ou precisar de mais tempo para completar as leituras, poderá acessar as gravações dos encontros até março de 2024.

Pré-requisitos: não há.

Agenda dos livros a serem estudados:

Livro 1 Memórias de uma moça bem comportada, de Simone de Beauvoir (Editora Nova Fronteira) – 12 e 19 de agosto de 2023

Nestes encontros iniciais, exploraremos a obra de Simone de Beauvoir, uma das principais referências da filosofia feminista, e discutiremos os temas abordados em “Memórias de Uma Moça Bem Comportada”.

Livro 2  – A reivindicação de Antígona – O parentesco entre a vida e a morte, de Judith Butler (Editora Civilização Brasileira)  – 9 e 23 de setembro de 2023

Aprofundaremos nosso estudo com Judith Butler e sua obra essencial “O clamor de Antígona”, que aborda questões cruciais sobre vida, morte e o poder das estruturas sociais.

Livro 3 –  Dororidade, de Vilma Piedade (Editora Nós) – 14 e 28 de outubro

Investigaremos um conceito que pode nos empoderar e nos fortalecer em um mundo que muitas vezes tenta nos dividir.

Livro 4Ch’ixinakax utxiwa – Uma reflexão sobre práticas e discursos descolonizadores, de Silvia Cusicanqui (N-1 Edições) – 11 e 25 de novembro
Encerraremos nosso percurso com Silvia Cusicanqui e sua obra “Ch’ixinakax utxiwa”, uma reflexão poderosa sobre práticas e discursos descolonizadores.

Professora

Professora na Universidade Paris 8, na França, Marcia Tiburi é autora dos livros Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual (Record, 2014), Feminismo em Comum (Rosa dos Tempos, 2018), Complexo de Vira-LataAnálise da humilhação brasileira (Civilização Brasileira, 2021), entre diversos outros títulos. Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), é mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) com ênfase em Filosofia Contemporânea e fez pós-doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP.